Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O mundo dos sensores de movimentos

Nos dias atuais qualquer console que se prese tem que ter um sensor de movimento, e para as próximas gerações de vídeo games isso vai ser lei também, mas como começou essa corrida pelos sensores de movimentos?
Em meados de 2005 é anunciado na E3 o novo console da Nintendo, na época chamado de Revolution, apresentava, para a surpresa de todos, gráficos não tão bem elaborados como o Playstation 3 ou o Xbox 360, mas possuía um controle estranho (que mais parecia de televisão do que de videogame), o que todos não sabiam na época era que aquele controle iria revolucionar o mercado de games. As críticas ao controle foram inevitáveis, mas ninguém sabia ao certo como funcionava, foi então que a Nintendo demonstrou ao mundo um novo jeito de jogar videogame, a onde você e o controle pareciam um só e nesse momento nasce o sensor de movimentos, o WiiRemote.




As vendas de Nintendo Wii dispararam formando um mercado paralelo e  não um concorrente para o PS3 ou Xbox360,  criando um nicho de jogos mais interativos e familiares, ou seja quem queria um videogame para jogos "hardcore" comprava ou um PS3, ou um Xbos360, mas compraria um Wii para se divertir. Observando isso Sony e Microsoft perceberam que esse mercado, mais interativo, era uma boa fonte de dinheiro e começaram a correr atrás e desenvolver suas "armas". 

A primeira a sair na frente foi a Microsoft apresentando seu Project Natal, que mais para frente seria chamado de Kinect, seria uma revolução no modo de jogar videogame pelo fato de que você era o controle, dotado de uma tecnologia surpreendente que capta os movimentos e voz do usuário, o Kinect mostrou estar muito a frente do Wii. Seu lançamento no final de 2010 (um mês depois do lançamento do Move) foi incrivelmente aguardado, e os resultados de vendas foram bem positivos, apesar do equipamento não ser tão preciso como o Wii, satisfazia bastante os jogadores mais casuais.



 No mesmo ano em que a Microsoft apresentou o Project Natal, a Sony não ficou de fora e apresentou seu sensor de movimento, o Move. Apesar do desing meio estranho e um controle semelhante ao um WiiRemote, tinha uma proposta bem interessante, como se fosse uma evolução do controle desenvolvido pela Nintendo, possuindo uma câmera como no kinect e um controle como no Wii, foi bem criticado negativamente pela industria que dizia se tratar de uma mera copia invejosa  do que a Nintendo já fazia. Seu lançamento ocorreu em setembro de 2010, um mês antes do lançamento do Kinect, as vendas também foram positivas, chegando até a bater o acessório da Microsoft. Apesar de todos dizerem ser um equipamento copiado da Nintendo, o Move  apresenta bom desempenho sendo um concorrente a altura para o Kinect e Wii.



Agora está chegando uma nova geração de consoles, e com com ela novos acessórios que visam o movimento do corpo e a interatividade, resta saber o que o futuro nos aguarda com essas novas tecnologias que estão chegando, mas seja qual for o resultado seremos sempre os beneficiados, e que venha a oitava geração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário